terça-feira, 9 de setembro de 2014

Desabafo!



Ontem estava na faculdade e liguei para meu esposo, para saber como estavam as coisas em casa e como estava Luiza. Ele me disse que havia uma reclamação de Luiza, algo que tinha acontecido no ônibus, a caminho de casa. Perguntei o que era e ele disse que Luiza havia batido em uma coleguinha. Pedi para ele conversar com ela e ele disse que já havia feito isso.

Chegando em casa, antes de dormi, conversei com ela novamente, queria saber o porque dela ter batido na coleguinha, então, ela me disse que a menininha estava toda hora pegando nela, não a deixava quieta, o que a chateou, e ela bateu. Conversei com ela, disse para ela não fazer mais aquilo e a orientei, como toda mãe.

Até aí tudo "Ok". Hoje meu esposo foi levá-la ao ponto de ônibus e a pessoa responsável pelas crianças que fica no ônibus perguntou para meu esposo:

Pessoa: Rafa, Luiza é racista?
Rafa: Não, Porque?
Pessoa: Porque a menina que Luiza bateu ontem é negra.
Rafa; Não, Luiza não é racista, mesmo porque, ela é uma criança de 3 anos e 8 meses, nem sabe o que é isso, e ela tem amiguinhos negros, pessoas negras da igreja que convivem com ela e ela tem bonecas negras.

Meu esposo me ligou contando e eu não acreditei no que eu estava ouvindo e mais, uma pessoa que estava no ponto de ônibus, não sei como ficou sabendo, perguntou a mesma coisa para ele: Luiza bateu na menina porque é negra?!
E ele, com toda sua educação respondeu a mesma coisa que havia dito a moça do ônibus, o que a fez ficar sem graça, vendo ela que não tinha nada a ver o que ela tinha dito.

Eu fiquei muito chateada, pensei em ligar pra escola.
 Luiza bateu na criança, foi errada? Foi sim, não a ensinamos bater em ninguém, muito pelo contrário, mas daí uma pessoa achar que uma criança de 3 anos e 8 meses bateu na outra porque é negra, isso é um absurdo.

Luiza tem primos negros, amigos negros... Eu fico sem palavras e atitude em meio a uma situação como essa, porque se minha filha tivesse batido em uma criança branca, era só uma "briga" entre crianças, mas como era negra, as pessoas já pensam em racismo?
A primeira pessoa que deu de mamar pra minha filha foi uma amiga minha negra, eu não estava conseguindo amamentar e Soli amamentou Luiza pra mim.

Sou totalmente contra o racismo, Deus nos criou a sua imagem e semelhança, não importa se somos negros, brancos, amarelos, pardos, indígenas, azul, verde... Somos um país lindo, com pessoas lindas independente de sua cor. Nós ensinamos a nossa filha a respeitar as pessoas, independente de quem sejam ou como sejam.
Foi algo que aconteceu entre duas crianças, Luiza está na creche desde 1 ano 2 meses, foram raras as reclamações que tivemos dela, graças a Deus ela tem um ótimo comportamento, mas infelizmente isso aconteceu ontem.

Dentre um milhão de possibilidades que poderia levar minha filha a bater em uma outra criança, porque a pessoa pensou logo que era racismo? Não dá para entender algo como isso!!

Isso me deixa completamente chateada e incomodada!

Enfim, não liguei e nem vou ligar para escola, não gosto de confusão, mas como disse, o que me chateia é como na cabeça de uma pessoa, em uma "briga" entre duas crianças, a primeira palavra que vem é: Racismo.






GOSTOU DO BLOG? SIGA-NOS (VÁ EM: PARTICIPAR DESTE BLOG) E CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK.