segunda-feira, 9 de maio de 2016

O chamado do cuco - Robert Galbraith

Romance policial de estreia de Robert Galbraith, pseudônimo da britânica J. K. Rowling, O chamado do Cuco conquistou resenhas elogiosas da imprensa internacional e figurou nos principais rankings dos mais vendidos do mundo. 
Sob o pseudônimo Robert Galbraith, J.K. Rowling mergulha no universo das tramas policiais e apresenta um personagem que tem tudo para atrair os fãs do gênero: o detetive particular Cormoran Strike. No livro, o primeiro de uma série, Strike investiga a morte da modelo Lula Landry, conhecida entre os amigos como Cuco. Enquanto a polícia considera o caso como suicídio, o irmão da jovem insiste em que ela não teria motivos para tirar a própria vida.
Inconformado, John Bristow, irmão mais velho de Lula, toma a iniciativa de investigar o caso por conta própria. Para isso, recorre ao detetive particular Cormoran Strike, que havia sido amigo de infância de seu irmão Charlie, morto aos 9 anos em um acidente. O cliente vem em boa hora para o veterano de guerra Strike, que enfrenta problemas na vida pessoal e profissional: afundado em dívidas e sem saber como irá se sustentar, ele é forçado a morar no escritório depois do rompimento com a noiva Charlotte.
Pouco antes da chegada de Bristow, outra pessoa surge na vida de Strike. Trata-se de Robin Ellacott, uma jovem indicada por uma agência de serviços temporários para trabalhar como secretária. Esperta e curiosa, Robin vai aos poucos quebrando a resistência do novo chefe e se envolvendo na investigação, encontrando peças importantes que ajudam a montar o quebra-cabeça que representa a morte de Lula Landry.
Envolvido em uma teia que mistura poder, traição, inveja e segredos sombrios, Strike coloca a vida em risco na busca pela verdade. Com um desfecho surpreendente, O chamado do Cuco mostra mais uma vez o talento de J.K. Rowling para criar personagens apaixonantes e tramas que prendem os leitores, deixando no ar a ansiedade pela próxima história.