quinta-feira, 23 de junho de 2016

Presentes da Vida - Emily Giffin

Sinopse



Darcy Rhone sempre teve todos os homens aos seus pés. Tinha um emprego glamouroso, um seleto círculo de amizades e um noivo perfeito, Dexter Thaler. No entanto, tudo mudou quando Darcy se envolveu com o melhor amigo de seu noivo... Seu noivado acabou e perdeu sua melhor amiga, Rachel. Incapaz de assumir responsabilidades e de enfrentar todo esse mal-estar, Darcy foge para Londres, para a casa de um amigo de infância, imaginando que poderia passar uma borracha em tudo isso. Mas, para seu desânimo, Londres se torna um mundo estranho, onde seus truques de sedução não mais funcionam e onde sua sorte parece ter se evaporado. Sem amigos nem família, Darcy precisa dar um rumo à sua vida e, assim, começa uma linda trajetória rumo ao crescimento e ao amor.











Quando comprei o livro percebi uma semelhança ao ver os nomes dos personagens na capa do livro com um filme que eu havia assistido, "O namorado da minha melhor amiga", e achei que poderia ser alguma adaptação que talvez eles haviam mudado o título (o que é difícil de acontecer). Até que pesquisei e vi que havia um primeiro livro, pensei se eu começaria a ler ou não, até que decidi que sim, que mesmo não lendo o primeiro livro, eu havia assistido o filme e que já teria uma noção da história (Isso não quer dizer que não lerei "O casamento da minha melhor amiga"), porém, mesmo se eu não tivesse assistido o filme, o início do livro deixa bem claro o que aconteceu entre Dex, Rachel, Darcy e Marcus.

Depois de todo ocorrido entre todos eles, (não vou dar "spoiler" do outro livro rsrs), Darcy tenta uma vida com o Marcus, o cara que ela acaba engravidando, mas depois dessa tentativa, ela percebe o seu erro e o quanto ele é um verdadeiro babaca, então ela decide viajar e começar uma nova vida, longe de tudo e todos, o problema é que mesmo em um outro país, a sua vida continua em volta da Rachel e do Dex, em tudo ela pensa neles e em tudo ela coloca a culpa neles, sem conseguir perdoar e nem admitir os seus próprios erros. 

É um livro bem grande, com 383 páginas, o que fica difícil de ler se a história não for bem desenvolvida e envolvente. Eu acredito que o problema, para mim, não foi a história, mas a personagem, eu já não gostava dela desde o filme. A Darcy é um verdadeiro pé no saco até um pouco mais da metade do livro, ela é completamente sem noção, fútil, egocêntrica, manipuladora, irresponsável, superficial, egoísta, sempre achando que o mundo tem que está aos seus pés... Ela é aquele tipo de personagem difícil de digerir, então eu li as primeiras 230 páginas enrolando e empurrando com a barriga até que tudo começa a ficar muito interessante e a vida da Darcy dá uma reviravolta. Tudo graças a quem? Ao Ethan, (maravilhoso, sincero, simpático, lindo, inteligente, verdadeiro e que sabe como trazer a Darcy a realidade), que teve a coragem e a audácia de dizer a verdade à Darcy, de como ela era, como ela agia e manipulava as pessoas para conseguir o que ela queria. Por sorte, ela caiu na real e percebeu que realmente precisava ser uma pessoa melhor e é aí que as coisas começam a ficar boas e que eu terminei "devorando" o livro. 

Cada página começou a ficar mais e mais interessante, a Darcy se esforçando para ser melhor para o futuro após a gravidez e até mesmo para o Ethan, seu amigo que a acolheu em Londres. Essa grande amizade se torna mais do que eles esperavam e no final eu me emocionei e adorei, por várias fatores, mas principalmente, pela mudança da Darcy, ela aprendeu a reconhecer os seus erros e entendeu que na vida não precisa se manipular, apenas ser e dar o seu melhor, que as coisas que tiverem de vir, virão, apenas através do esforço e da transparência, com dignidade e responsabilidade e por ela ter descoberto o verdadeiro significado do amor, da amizade e principalmente do perdão.

Enfim, os momentos finais do livro, ou seja, da página 231 em diante (rsrsrsrs), ficou tudo tão bom e interessante que valeu a pena a leitura de todo o livro.