terça-feira, 18 de maio de 2010

10 semanas de gestação




Oi pessoal,
Estou na 10ª semana de gestação e achei uma reportagem interessante, vou colocar aqui pra vocês, para aquelas que estão grávidas tb, já ficarão sabendo de mais algumas coisinhas, para aquelas que estão planejando engravidar, vão vendo aí o que vc vai passar durante a gestação e como será o desenvolvimento do seu futuro bebê. rs
http://saude.fok.com.br/gravidez/semana-10.html Esse é o link do site, não vou colocar tudo aqui pq é muito grande, caso você queira ler tudo, acesse, ok?!
Sua Gravidez: 10ª Semana de gravidez. A montanha-russa da náusea está quase terminando, mas a montanha-russa de emoções (feliz, triste, chorando, chateada. e tudo nos últimos 30 segundos) está apenas aumentando. Ninguém vai entender porque a novela da Vale a Pena ver de Novo faz você chorar, por isso não perca tempo tentando explicar.
Seu corpo. Os hormônios percorrendo seu corpo pode gerar confusão em sua sanidade emocional, então se prepare para passar os próximos meses trocando entre as extremidades do pêndulo emocional para o outro. Se você estiver sentindo particularmente triste ou deprimida, fale com o seu médico porque depressão pré-natal é bastante comum.Nesse período você pode começar a se sentir mais gorda e pouco atrativa. Não é bem assim, você está aos poucos transformando-se em uma mulher grávida e sim, o seu corpo está tomando formas mais arredondadas.A gravidez é encarada por cada mulher de forma diferente, para umas é um momento de felicidade imenso, uma benção divina já, para outras, é uma situação que elas terão que aprender a lidar, um desafio. As mudanças no corpo podem fazer a mulher entrar em estado depressivo mas, esses sentimentos vão mudar quando ela começar a pensar no feto que está carregando como um ser humano, uma pessoa. Para algumas mulheres, esse momento acontece imediatamente ao saber do resultado positivo de sua gravidez. Para outras, acontece quando elas conseguem ouvir os batimentos cardíacos, por volta da décima-segunda semana de gestação. E, ainda tem algumas mulheres que precisam de mais evidências para começarem a se sentir grávidas. Isso vem quando elas sentem os primeiros movimentos do bebê dentro do útero, entre a décima-sexta e a vigésima semana de gestação.Entre as mudanças que podem ocorrer nessa época, está o seu lado emocional. Você pode estar sensível, chorar ou se irritar com facilidade fazem parte de toda gravidez. Tente sempre lembrar, naquelas horas em que você se vê alterada, que isso faz parte dos sintomas da gravidez e que você não está tendo nada de anormal. Procure, no entanto, ser paciente consigo mesma e com as pessoas à sua volta que podem não entender o motivo de suas mudanças emocionais repentinas.Simples mudanças na dieta e exercícios regulares, comprovadamente ajudam as mulheres a controlar sentimentos depressivos. Mas se coisas pequenas como músicas tristes ou comerciais sentimentais fazem você chorar, não se preocupe, você não está sozinha. O mal estar matinal começa a melhorar para algumas mães. Para outras mulheres pode até piorar. Há quem diga que quando o bebê é do sexo feminino há chance de ter mais vômitos do que o normal. Isso pode ser verdade, em parte, pois os níveis de beta-hCG são mais elevados nesses casos. Nesta semana vamos nos queixar de mau humor e a face pode ficar mais ruborizada devido ao aumento dos hormônios (progesterona). Palpitações podem acontecer, mas são transitórias. Seu volume de sangue aumentará cerca de 40-50% durante a gestação. Como resultado, você vai notar com mais facilidade as veias, especialmente, em sua barriga, mamas e pernas.
Seu bebê. Até ao final da Semana 10, o seu bebé será diplomado de embrião para feto. Ele também traduz para "Eu vou crescer e crescer e você de igual modo!
Durante o período embrionário, o embrião era extremamente sensível ao seu ambiente e o mínimo de descuido podia prejudicar o seu desenvolvimento. A grande maioria das malformações congênitas ocorrem antes do final da décima semana. É encorajante saber que essa fase crítica já passou. Poucas são as malformações congênitas ocorridas no período fetal. Mas lembre-se, drogas e outras exposições como, remédios e radiação (Raio-X) podem danificar células do feto a qualquer momento da gravidez.
Outros destaques desta semana:O seu bebê finalmente se transformou de um mini girino, em um, como posso dizer, um bebê. Não é apenas mais parecido com uma forma humana, mas a sua "cauda" (realmente só o desenvolvimento da medula espinhal) desapareceu e se juntou a coluna vertebral.
Agora o seu bebê tem os dedos das mãos e dos pés bem definidos, isso explicará o fluxo permanente de socos e chutes.
O esqueleto do Junior está começando a crescer e endurecer. As orelhas estão começando a tomar forma e as pálpebras já não são mais transparentes. Os dentes estão começando a se formar, apesar de o seu bebé não terá qualquer dente até seis ou sete (ou oito ou nove ou 10) meses após o nascimento.
O cérebro do bebê vai fazer uma marca incrível de 25.000 novos neurônios cada minuto desta semana. Embora você pode sentir como se você estivesse perdendo tantos quanto ele está ganhando, podemos assegurar-lhe que não é permanente.
Se você estiver grávida de um menino, ele começou a produzir o hormônio testosterona. E for menino ou menina, os rins estão criando uma abundância de urina. Podemos te chamar de Sortuda, pois você não terá que trocar nenhuma fralda por mais 30 semanas.
A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 31 e 42mm, mais ou menos o tamanho de uma castanha do pará. À partir dessa semana podemos medir com mais precisão quanto o bebê está pesando. Antes, o seu peso era muito pouco para se levar em consideração a variação semanal. E o seu peso nessa semana vai estar em torno de 4 e 5 gramas.
Através da ultra-sonografia já é possível medir a translucência nucal que pode afastar o diagnóstico de Síndrome de Down.
É bom saber...Uma pesquisa feita nos Estados Unidos concluiu que o enjôo não é tão ruim assim, segundo os pesquisadores, da Universidade Cornell, ele serve para que a grávida se mantenha longe de alimentos que podem prejudicá-la causando infecções.
A pesquisa mostrou também que o sistema imunológico de nosso corpo durante a gravidez funciona aceleradamente.Mas isto não impede que algumas bactérias encontradas em alimentos não possam nos prejudicar! E é ai que vem o vomito, para impedir que estas bactérias permaneçam dentro de nosso corpo!

5 comentários:

Ministério Fé e Milagres disse...

Voceis são fantastico espero me breve revelos.

Anônimo disse...

Estou de 10 semanas e adorei saber disso!!!

Anônimo disse...

Obrigada, estou com 10 semanas e fiquei muito feliz em ler este artigo

Anônimo disse...

Bom saber tudo isso ... Feliz com 10 semanas

Anônimo disse...

Muito bom saber mais, adquirir novos conhecimentos. Estou de 10 semanas, descobri que estava grávida novamente 2 meses após uma ectópica, porém estou feliz, sei que Deus sabe o q é melhor p mim �� que meu Baby venha com mta saúde p alegrar ainda mais meu lar!