quarta-feira, 6 de julho de 2016

A Moreninha - Joaquim Manuel de Macedo


Sinopse

Filipe, Leopoldo, Augusto e Fabrício são quatro estudantes de medicina e juntos passarão o feriado na casa da avó de Filipe. Augusto, que diz se apaixonar fácil, e por todas, e que essas paixões não duram, apostou que se ficasse apaixonado por uma mulher por mais de quinze dias, escreveria um romance contando a sua história. Ao chegarem, Augusto conhece Dona Carolina (a Moreninha), irmã de Filipe, por quem se encanta e se apaixona, porém, o rapaz fez uma promessa de fidelidade à "sua mulher", uma garota que ele não sabia do seu paradeiro e identidade e que conhecera na infância. Mas, esse empecilho é resolvido no final do livro, causando surpresa aos leitores e personagens do enredo. (Eu "suspeitei desde o princípio" rsrsrsrs)



Eu encontrei essa preciosidade em meio a algumas outros livros na casa dos meus pais e claro que eu não podia deixar passar esse clássico da literatura brasileira, "A moreninha" foi escrito em 1844 e é considerado o primeiro romance brasileiro, e apesar de ter sido escrito há  172 anos, ainda hoje ele faz muito sucesso.
É uma livro pequeno e de uma história linda e cativante, onde podemos ver um pouco dos costumes e tradições da época. Eu não sei se tem edições com uma linguagem atual, mas esse que eu li tem uma linguagem, creio eu, da época, apesar de ter tido alguns momentos que fiquei um pouco perdida por não conhecer e nem entender algumas palavras e expressões.


Nenhum comentário: